Exposição Relíquias Sagradas
O Museu em seu portfólio tem exposições paralelas de sucesso:
A exposição vinda da Itália “Relíquias Sagradas” com mais de 150 peças no acervo chama a atenção do público Católico e Protestante.
Entre peças originais e réplicas cuidadosamente feitas por historiadores de renome, idênticas as originais que somente poderiam ser contempladas em museus na Europa e no próprio museu do Vaticano em Roma, tem o Santo Graal:
- O Cálice Sagrado usado por Cristo na Última Ceia;
- A Santa Lança do Destino, à arma usada pelo centurião romano Longinus para perfurar o tórax de Jesus Cristo durante a crucificação;
- O Santo Sudário abençoado pelo Papa João Paulo II, é o Lençol que envolveu Jesus Cristo após sua Crucificação, mas que depois da ressurreição o desenho do seu corpo teria ficado estampado no tecido;
- Exemplar das primeiras bíblia de Martinho Lutero Iniciador da Reforma Protestante;
- A Pedra Fundamental centenária de uma das primeiras igreja Presbiteriana do Brasil e base das igrejas evangélicas do País.
As peças vindas da Itália representam uma das tradições mais antigas do Cristianismo. “Desde a antiguidade cristã a devoção aos restos mortais de santos e mártires, assim como, objetos que a eles pertenceram eram venerados pelos cristãos e agora podem ser observados por quem passar pela exposição”, ressalta os restos mortais de alguns santos da igreja católica, que fazem parte das relíquias de 1º grau com certificados de autenticidade do Vaticano.
“Exposição Relíquias Sagradas foi criado não só para os católicos:
Para todos os fiéis judeus, cristãos e muçulmanos, aos quais podemos mostrar uma história comum”. “Queremos, hoje, ligar os caminhos passado adaptando ao nosso tempo, para anunciar a Palavra de Deus, promover os valores e a presença cristã no Brasil, custodiar a cultura e memória dela, fazer com que a cultura mesma se torne caminho pelo qual se cultiva o diálogo com outras crenças presentes aqui com os religiões e crenças, e assim dar nossa contribuição na construção de um mundo de paz. ”
Quer levar mais História para a sua cidade?